Slide

fique por dentro do
que acontece no mundo
na área da saúde.

NOTÍCIAS

29 abr 22

Câncer de bexiga

“De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de bexiga atinge as células que recobrem internamente o órgão e é classificado de acordo com o tipo de célula que sofreu alteração. A bexiga é um órgão que compõe o sistema genitourinário, situando-se na cavidade pélvica e tem como função o armazenamento de urina”. As colocações são do profissional formado em Medicina com residência em urologia, Alessandro Mondadori Hoffmann (CRM 19220 RQE 11192).

Em entrevista o profissional explica que “os tumores de bexiga são mais comuns em homens, cerca de duas a três vezes, geralmente o seu pico de incidência é entre 60 e 70 anos, mais comum em homens brancos. O tabagismo é o maior fator de risco para o câncer de bexiga, a exposição a outros produtos químicos (amina aromáticas, benzenos), agrotóxicos, também, estão associado ao risco de neoplasia de bexiga. A melhorar forma de prevenção é evitar os fatores de riscos”.

Hoffmann destaca que “o câncer de bexiga instala-se na camada interna da bexiga e com o tempo vai se espalhando, podendo acometer órgãos que estão próximos ou até mesmo distantes. O carcinoma de células transicionais é o mais comum, correspondendo a cerca de 90 % dos tumores malignos na bexiga”.

Segundo o especialista “geralmente os tumores de bexiga apresentam sintomas como: hematúria (sangue na urina), é o primeiro sintoma de alerta, mas também pode ocorrer, ardência para urinar ou urinar várias vezes. É importante ressaltar que esses sintomas não são exclusivos do câncer de bexiga, e sim do sistema urinário, podendo ocorrer em outras doenças. A detecção precoce é o principal fator para aumentar a chance de cura para quem tem câncer de bexiga”.

O médico observa que “o diagnóstico geralmente é feito por exame de imagem, como tomografia ou ultrassonografia, e, também, por cistoscopia. O tratamento vai depender do estágio da doença no paciente e do quadro clínico do mesmo. A cirurgia é o principal tratamento para o câncer de bexiga, que pode ser por via endoscópica (ressecção transuretral) ou aberta (retirada parcial ou total da bexiga). Outras alternativas são radioterapia e quimioterapia”.

Compartilhe
29 de abril de 2022

“Atenção: dor nas costas pode ser reumatismo”

“A dor na coluna lombar (lombalgia ou dor nas costas) é um dos sintomas mais comuns que levam uma pessoa a procurar ajuda médica. Pode ter diversas causas: má postura, sedentarismo, obesidade, artrose, depois de algum esforço,  doenças renais, problemas...
Leia mais
29 de abril de 2022

Coronavírus no sistema nervoso

“Após quase dois anos do início da contaminação comunitária pelo SARSCOV II (Covid-19) no Brasil ainda há muito o que compreender sobre a capacidade viral de se adaptar e atacar o nosso organismo. Trago aqui algumas informações importantes para que...
Leia mais
8 de abril de 2022

Pectus: peito escavado e peito carinado

“A deformidade conhecida como peito escavado, quando a parte central do tórax é afundada, é a alteração mais comum da parede torácica, acometendo um a cada 400 indivíduos. A deformidade conhecida como peito carinado, quando a parte central é saltada,...
Leia mais