Slide

fique por dentro do
que acontece no mundo
na área da saúde.

NOTÍCIAS

29 abr 22

Coronavírus no sistema nervoso

“Após quase dois anos do início da contaminação comunitária pelo SARSCOV II (Covid-19) no Brasil ainda há muito o que compreender sobre a capacidade viral de se adaptar e atacar o nosso organismo. Trago aqui algumas informações importantes para que você entenda um pouco mais sobre as manifestações neurológicas desta temida doença”. As colocações são da médica, neurologista, doutora Taimara Zimath (CRM: 21497/ RQE:18708).

De acordo com a especialista “o sistema nervoso é composto pelo cérebro, pela medula e por prolongamentos de neurônios que se agrupam e saem da medula na forma de nervos. Estes por sua vez, dividem-se em centenas de pequenos ramos responsáveis pela inervação de todo o nosso corpo gerando desde a percepção dolorosa, térmica e pressórica, até a percepção de estímulos das partes do corpo no espaço”.

Taimara explica que “hoje, sabe-se que existem sete tipos diferentes de Coronavírus humanos e cada um deles é capaz de causar manifestações no sistema nervoso. O SARSCOV II, em especial, consegue alcançar as estruturas nervosas através de duas diferentes entradas e por isso as alterações neurológicas têm sido tão frequentes”.

A profissional relata que “a perda do olfato conhecida pelo termo médico de anosmia é uma das manifestações neurológicas mais comuns. Ela acontece pelo processo inflamatório ocasionado pela presença do vírus ao redor do nervo olfatório. Ainda não há comprovação que o vírus lesione diretamente o nervo olfatório, mas, já se sabe que ele invade as células que ficam ao redor e que dão sustentação ao nervo olfatório gerando uma inflamação local, com edema e consequente perda do olfato. Na maioria das pessoas a perda do olfato ocorre de forma transitória. Enquanto há a inflamação o olfato fica comprometido, quando a inflamação e o edema reduzem o olfato melhora.

Infelizmente, há uma parcela pequena de pessoas que não se recupera e fica com alterações na percepção olfatória de forma definitiva. Segundo algumas pesquisas, isso ocorre porque o edema ao redor do nervo olfatório nessas pessoas foi tão intenso a ponto de causar dano irreversível ao nervo responsável pela percepção do olfato”.

Encefalopatia

A médica observa que a “encefalopatia é outra importante alteração neurológica que tem acontecido com bastante frequência. Encefalopatia é o termo técnico que se emprega para definir o período da infecção em que há confusão mental, desorientação e muitas vezes agitação. É especialmente comum entre pacientes graves e em ambiente hospitalar. Um terço dos pacientes que internam devido à infecção por Coronavírus desenvolvem essa alteração – o que aumenta o tempo de permanência hospitalar em até três vezes”.

Segundo a profissional “enquanto a encefalopatia é mais comum em pacientes idosos outras alterações neurológicas são mais frequentemente em pacientes jovens, sendo a faixa etária dos 30 aos 40 anos a mais acometida. Um recente estudo sobre o tema apontou que 37% dos pacientes jovens manifestavam dor de cabeça e outros 30% tontura de forma persistente”.

Polineuropatia

Já a polineuropatia, explica a especialista “é a inflamação das raízes de dois ou mais nervos periféricos e isso também tem ocorrido com alguma frequência na infecção por Covid-19. Polineuropatia pode manifestar-se com diversas alterações a depender do nervo acometido. Comumente observa-se dificuldade para caminhar, dormências persistentes, áreas de anestesia cutânea, alterações na movimentação dos olhos ou uma combinação de todos esses sintomas”.

A profissional destaca que o assunto se estende e muito! “Por hoje quero que você entenda que as manifestações acima listadas são algumas das mais frequentes alterações neurológicas da Covid-19 e que não compreendem a síndrome pós-Covid. Sobre a síndrome pós-Covid conversaremos nas próximas semanas. Portanto, continue se cuidando. Não tema tanto a vacinação, a doença em si causa muito mais danos. Vamos nos proteger!”

Coronavírus X SARS-CoV-2 X Covid-19

Coronavírus: nome dado a uma extensa família de vírus que se assemelham. Muitos deles já nos infectaram diversas vezes ao longo da história da humanidade. Dentro dessa família há vários tipos de Coronavírus, inclusive os chamados SARS-CoVs (a síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla SARS, que há alguns anos começou na China e se espalhou para países da Ásia, também é causada por um Coronavírus).

SARS-CoV-2: vírus da família dos Coronavírus que, ao infectar humanos, causa uma doença chamada Covid-19. Por ser um microrganismo que até pouco tempo não era transmitido entre humanos, ele ficou conhecido, no início da pandemia, como “novo Coronavírus”.

Covid-19: doença que se manifesta em nós, seres humanos, após a infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Compartilhe
29 de abril de 2022

“Atenção: dor nas costas pode ser reumatismo”

“A dor na coluna lombar (lombalgia ou dor nas costas) é um dos sintomas mais comuns que levam uma pessoa a procurar ajuda médica. Pode ter diversas causas: má postura, sedentarismo, obesidade, artrose, depois de algum esforço,  doenças renais, problemas...
Leia mais
29 de abril de 2022

Câncer de bexiga

“De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de bexiga atinge as células que recobrem internamente o órgão e é classificado de acordo com o tipo de célula que sofreu alteração. A bexiga é um órgão...
Leia mais
8 de abril de 2022

Pectus: peito escavado e peito carinado

“A deformidade conhecida como peito escavado, quando a parte central do tórax é afundada, é a alteração mais comum da parede torácica, acometendo um a cada 400 indivíduos. A deformidade conhecida como peito carinado, quando a parte central é saltada,...
Leia mais