NOTÍCIAS
Urologia: o que é esta especialidade?
“A especialidade médica, urologia, é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário em toda a população e do sistema genital dos homens exclusivamente. O profissional especialista nessa área precisa ter duas especializações; uma na área de cirurgia geral e outra em urologia. Entre o período da faculdade e as especializações, são necessários, no mínimo, onze anos para que esse médico esteja habilitado para atuar nessa área”. As colocações são do profissional formado em medicina com residência em urologia, Alessandro Mondadori Hoffmann (CRM 19.220/RQE 11.192).
De acordo com Hoffmann “o médico urologista atua no diagnóstico de doenças do trato urinário, sistema reprodutor masculino, na prevenção de doenças e se necessário procedimentos cirúrgicos. Os órgãos tratados por essa especialidade são rins, bexiga, próstata, pênis, uretra, testículos e vesículas seminais”.
O profissional explica que “dentre as enfermidades que acometem o homem as quais um urologista trata estão: fimose, impotência, varicocele, câncer de próstata e prostatite. Nas mulheres pode-se tratar: cistite e incontinência urinária. Sendo que em ambos os sexos podem ser tratados: cálculos renais, câncer de bexiga e câncer de rim”.
Hoffmann observa que “no caso dos homens, o médico urologista, pode realizar o acompanhamento desde a infância, passando pela adolescência, assim como ocorre com o ginecologista com as mulheres, podendo orientar quanto ao desenvolvimento da sexualidade. Já na vida adulta pode incluir planejamento familiar, como vasectomia, acompanhamento anual de próstata, check-up”.
Qual a diferença entre urologista e nefrologista?
O médico destaca que “na realidade os dois tratam da parte urinária. O nefrologista cuida de doenças do parênquima renal, é responsável por acompanhamento de pacientes que possuem insuficiência renal e são eles que realizam a hemodiálise. O urologista fica mais responsável pela parte cirúrgica do aparelho urinário”.
