Slide

fique por dentro do
que acontece no mundo
na área da saúde.

NOTÍCIAS

17 dez 21

Saúde do idoso no Verão

“O Verão, além de ser lembrado como a época de férias, festas e viagens, também é um período que demanda alguns cuidados especiais com a saúde, e com os idosos esses cuidados devem ser redobrados”. As informações são da especialista em geriatria, doutora Nathany Raup Porffio (CRM 21054), que atende no Censit.

De acordo com a especialista, devido ao processo de envelhecimento, ocorre uma redução da quantidade de água no corpo dos idosos, essa redução natural associada aos dias mais quentes favorece quadros de desidratação.

Em contrapartida, observa Nathany, a elevação da temperatura reduz os níveis pressóricos dos mais velhos, podendo levar a quadros de mal-estar, tontura e consequente aumento do risco de quedas.

A pele é outra questão que demanda muita atenção para prevenir quadros de queimaduras, tendo em vista a fragilidade e redução de elasticidade já inerente do envelhecimento.

A profissional também alerta na questão da alimentação. “É importante sempre consumir pelo menos dois litros de água diariamente,  prefira alimentos com maior concentração de água (frutas, legumes) para repor nutrientes perdidos na transpiração, capriche no protetor solar e use roupas leves”.

Pandemia

Este será um Verão atípico. Infelizmente todas as recomendações para evitar a transmissão do novo Coronavírus, vão no sentido contrário à nossa cultura brasileira de praia e festa durante o Verão.

Devemos lembrar a todos que ainda estamos em meio a uma pandemia. Sim, queremos que você descanse e se divirta, mas também queremos que você conserve a sua saúde. Se decidir ir à praia, respeite todas as recomendações sanitárias.

Nunca se esqueça da máscara, leve sempre álcool em gel, mantenha a higienização constante das mãos e, principalmente, evite aglomerações. Os idosos fazem parte do grupo de risco, portanto, proteja-os tanto fora quanto dentro de casa.

Sim, é possível se divertir e aproveitar o Verão mantendo a saúde e cuidados daqueles que estão à nossa volta. Previna-se de possíveis complicações com vírus, bactérias e fungos, cuide da quantidade de água e da exposição ao sol, mantenha uma dieta saudável e aproveite as suas férias!

Compartilhe
29 de abril de 2022

“Atenção: dor nas costas pode ser reumatismo”

“A dor na coluna lombar (lombalgia ou dor nas costas) é um dos sintomas mais comuns que levam uma pessoa a procurar ajuda médica. Pode ter diversas causas: má postura, sedentarismo, obesidade, artrose, depois de algum esforço,  doenças renais, problemas...
Leia mais
29 de abril de 2022

Câncer de bexiga

“De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de bexiga atinge as células que recobrem internamente o órgão e é classificado de acordo com o tipo de célula que sofreu alteração. A bexiga é um órgão...
Leia mais
29 de abril de 2022

Coronavírus no sistema nervoso

“Após quase dois anos do início da contaminação comunitária pelo SARSCOV II (Covid-19) no Brasil ainda há muito o que compreender sobre a capacidade viral de se adaptar e atacar o nosso organismo. Trago aqui algumas informações importantes para que...
Leia mais