Slide

fique por dentro do
que acontece no mundo
na área da saúde.

NOTÍCIAS

17 dez 21

Joelhos: cuidados preventivos

“A articulação do joelho é uma das principais, senão a principal, no processo de andar. Por tal razão sua importância é ampla desde o momento que nascemos e o quão longe chegaremos na vida”. A frase é do profissional especialista em ortopedia e traumatologia com foco em joelho, e diretor do IOT Censit, doutor Ricardo Serpa (CRM 13813).

Em entrevista o profissional destaca que “todos os dias realizamos atividades com menos ou mais intensidade usando o joelho e os problemas relacionados ao joelho repercutem diretamente sobre como viveremos. Cuidar do joelho é viver melhor e por mais tempo. As principais alterações relacionadas aos joelhos ocorrem devido a traumas e degeneração (o famoso desgaste)”.

Entre as lesões traumáticas, explica o especialista, as do menisco e ligamentos são as mais frequentes. “Os meniscos apresentam lesões inclusive durante a realização de atividades cotidianas: dobrar o joelho girando o corpo, ou mesmo ficando de “cócoras” já pode provocar sua lesão. A dor com episódios de piora, em especial relacionado a alguns movimentos, é um sinal clínico muito frequente e de grande relevância para avaliar o prognóstico (resultado final da doença)”.

Serpa observa que a grande preocupação é a presença da lesão e o seu não adequado tratamento que leva ao aumento da lesão. “Como a queixa habitual de dor ocorre oscilando, até havendo períodos de melhora, faz com que o paciente por vezes não procure o médico de imediato. Não deixe uma lesão tratável transformar-se em lesão ainda mais grave sem condições de cura, é o que sigo rotineiramente no consultório. Antigamente, esperava-se o agravo para então tratarmos, cientes que o resultado esperado já não é o mesmo de antes. “Felizmente muita coisa vem mudando, devemos tratar as lesões precocemente. A dor está persistindo, mesmo que haja episódios de melhora, procure o médico ortopedista especializado, que fará a diferença no seu futuro”.

Serpa ressalta ainda que “falando inclusive sobre isso, já na fase de degeneração condral (desgaste da cartilagem) por lesões prévias como as meniscais citadas acima, há também a natural pelo envelhecimento, aí surge um grave problema, pois é essencial que o paciente envelheça andando e realizando suas atividades diária, a impossibilidade por conta da limitação do joelho pela artrose agrava a sua condição de saúde”.

O especialista aconselha “não deixemos de andar e realizar nossas atividades para então buscarmos solução, o prejuízo de andar muito menos ou não andar é irreparável. Já existem muitos recursos, onde em Timbó sou o único profissional que realiza artroplastia de joelho (famosa prótese de joelho) esta é sim uma grande alternativa que pode mudar uma vida, mas também outros recursos não cirúrgicos existem, por exemplo a viacossuplentação (infiltração) para alguns casos”.

Serpa afirma que “o importante é a vida. Sabemos que não é longa por tanto a viva bem e ao máximo, seus joelhos são fundamentais para isto e estamos à disposição para ajudar em todas as etapas da vida. Nossa clínica IOT Censit atende a todas as áreas com diversos profissionais já de renome em nossa região, agende sua consulta para que possamos ajudá-lo através do WhatsApp: 9.9151-1619.

Compartilhe
29 de abril de 2022

“Atenção: dor nas costas pode ser reumatismo”

“A dor na coluna lombar (lombalgia ou dor nas costas) é um dos sintomas mais comuns que levam uma pessoa a procurar ajuda médica. Pode ter diversas causas: má postura, sedentarismo, obesidade, artrose, depois de algum esforço,  doenças renais, problemas...
Leia mais
29 de abril de 2022

Câncer de bexiga

“De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de bexiga atinge as células que recobrem internamente o órgão e é classificado de acordo com o tipo de célula que sofreu alteração. A bexiga é um órgão...
Leia mais
29 de abril de 2022

Coronavírus no sistema nervoso

“Após quase dois anos do início da contaminação comunitária pelo SARSCOV II (Covid-19) no Brasil ainda há muito o que compreender sobre a capacidade viral de se adaptar e atacar o nosso organismo. Trago aqui algumas informações importantes para que...
Leia mais