Slide

fique por dentro do
que acontece no mundo
na área da saúde.

NOTÍCIAS

17 dez 21

Endoscopia digestiva

“A endoscopia digestiva alta é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores de estômago, refluxo, azia, queimação e má digestão entre outros. O endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno”. As colocações são do especialista em gastroenterologia, doutor Maximilhano Maurell Arenz (CRM/SC: 13.665- RQE 11041).

Segundo o profissional os atuais aparelhos de endoscopia são bem finos e totalmente flexíveis, além disso possuem tecnologia para imagens em alta definição (HD).

Para que a passagem do aparelho pela garganta seja tranquila e não cause nenhum tipo de dor ou náuseas, utiliza-se de anestesia local (spray de xilocaína) e uma sedação endovenosa que deixará o paciente dormindo e relaxado durante todo o procedimento.

Sendo assim a endoscopia não será de forma alguma uma experiência desagradável. Durante o exame podem ser realizadas biópsias de lesões que porventura sejam identificadas e para a pesquisa da bactéria H. pylori (bactéria que causa gastrite crônica)”.

O especialista observa que é imprescindível que o paciente esteja acompanhado de um adulto no dia do exame. Por conta da sedação, é normal que o paciente tenha dificuldades em se locomover por sentir-se sonolento após o exame.

Arenz afirma que atualmente realizamos este procedimento no Censit com aparelhos de última geração e com total segurança para o paciente.

Compartilhe
29 de abril de 2022

“Atenção: dor nas costas pode ser reumatismo”

“A dor na coluna lombar (lombalgia ou dor nas costas) é um dos sintomas mais comuns que levam uma pessoa a procurar ajuda médica. Pode ter diversas causas: má postura, sedentarismo, obesidade, artrose, depois de algum esforço,  doenças renais, problemas...
Leia mais
29 de abril de 2022

Câncer de bexiga

“De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de bexiga atinge as células que recobrem internamente o órgão e é classificado de acordo com o tipo de célula que sofreu alteração. A bexiga é um órgão...
Leia mais
29 de abril de 2022

Coronavírus no sistema nervoso

“Após quase dois anos do início da contaminação comunitária pelo SARSCOV II (Covid-19) no Brasil ainda há muito o que compreender sobre a capacidade viral de se adaptar e atacar o nosso organismo. Trago aqui algumas informações importantes para que...
Leia mais